sábado, 24 de abril de 2010

Moser Consultoria e Negòcios.

Uma boa Equipe de trabalho è a chave do sucesso.


O que significa trabalhar em equipe ?
Introduçao:
A primeira diferença entre uma equipe e um grupo de trabalho encontramos nas definiçoes que nos oferece o dicionàrio,posteriormente para os que se abilitam a se expor,ou seja, mostrar a cara, sao aqueles integrantes que trabalham em favor do grupo. A segunda difiniçao vem atravès das respostas que emitem empresas ,empresàrios e demais variàveis pertinentes a funçoes, obrigaçoes e responsabilidade de cada indivìduo.
Equipe è um grupo de indivìduos,empresas que se organizam para executar um serviço ou qualquer outra atividade desenvolvida em conjunto, independente da sua localizaçao.
Grupo de Trabalho: Sao Pessoas organizadas para desenvolver um serviço,trabalho dentro de uma instituiçao,empresa,et.
Nao devemos confundir trabalhar em equipe, com equipe de trabalho, porque sao dois conceitos totalmente diferentes. Equipe de trabalho implica no grupo humano em sì, cujas habilidades e destrezas permitiram alcanzar o objetivo final. Seus integrantes devem estar bem organizados, ter uma mentalidade aberta e dinàmica aliada a uma missao de visao empresarial.
Um membro de uma equipe de trabalho debe produzir para alcançar resultados, debe estar focado nos processos da meta a ser alcançada, o que exige tempo, dedicaçao, esforço capacidades intelectuais, estruturais, bem como transparencia e honestidade com relaçao ao projeto, empresa, meio onde se desenvolve o projeto.

Grupo de trabalho supoe indivìduos que possue as condiçoes estruturais e seguras, remuneradas para cumprir com as obrigaçoes do grupo de trabalho ao qual pertence na execuçao das atividades e objetivos estabelecidos, metas e resultados a ser alcançados .

Fracassos no trabalho em equipe.
Os fracassos no trabalho em equipe tem origem na falta de planejamento ou falta de transparencia do lider que propoe as metas,tais como: Onde nao existe um clima de trabalho agradàvel,onde o planejamento è incorreto,onde existe egoìsmo no grupo,onde os membros estao desmotivados e nao sao perseverantes,onde os integrantes nao se sentem parte do grupo,onde nao existe confiança mùtua e onde os objetivos dos dirigentes nao estao claros e sao apenas especulativos.

Planejamento e Especulaçao:
a) De nada adianta horas de planejamento, se quando os resultados sao alcançados para uma empresa,esta, ou um dos membros da equipe se volta individualista,àrbitràrio e desconsidera os demais integrantes da equipe ou trabalho desenvolvido.
b) Dependendo de como se estrutura o planejamento,tudo que se execute fora dele vai em prejuìzo de tdos os membros, fora ou dentro da organizaçao,desmotiva, gera dùvidas, especulaçoes colocando os resultados de todos em perigo de fracasso.
c) Quando uma empresa obtem resultados e deixa colaboradores fora do processo,ou muda as normas sem comunicar ,està claro que se trata de especulaçao para obter beneficios, sem se importar com quem planejou, executou e obteve beneficios para esta empresa.
d) Perseverança,motivaçao,constancia,confiança,investimentos morais e econômicos, ou tudo que se possa oferecer para este perfil de empresa, embora a mesma venha com um discurso de transparencia, metas claras, sao requisitos descartàveis, porque no momento que este tipo de empresa obtem as informaçoes necessàrias para atingir sua meta, ela simplesmente descarta sem a mìnima consideraçao, os meios e membros da equipe que colaborou para atingir resultados.


Equipes,empresas e profissionais:
1. Ainda que nao exista um numero ideal na composiçao dos membros que devem compor uma equipe, è muito importante que os membros reconheçam que se necesitam mutuamente. Sem reconhecer a necessidade de uns ou de outros è impossivel atingir objetivos previstos, a isto se chama de sentido de Interdependencia.
2. È importante que uma equipe tenha identidade propria para que tenha coerrencia e se identifique como uma equipe perante as demais empresas,trabalhos e metas a ser atingidas.
3. Como consequencia das características anteriores, na equipe tem que haver uma interaçao entre seus membros( a interaçao se materializa por meio da comunicaçao,e gera uma identidade comum,principal motor da equipe.
4. A interaçao è o que se denomina Interdependencia, independente que o membro da equipe seja um trabalhador contratado como funcionàrio, com todas as garantias legais de orden trabalhista, ou seja um profissional autonomo, que consequentemente tenha alcançado resultados. Se nao houver princìpios e valores solidos por parte da empresa, os prejuìzos sao incalculàveis para os profissionais envolvidos e posteriormente para a empresa.

Equipes èticas, empresas autodiciplinares, estabelecem, obedecem e executam principios de Interdependencia:
Empresas que desconsideram a classificaçao acima,sao empresas que estao sujeitas aos critèrios de avaliaçao dos meios e individuos com os quais atuam.
Conclusao:
O trabalho em equipe è uma filosofia inerente a empresa, e a equipe de trabalho è a materializaçao desta filosofia.Significa que o trabalho de equipe è um conjunto de valores, atitudes ou ideias que constituem uma cultura para a organizaçao da equipe de trabalho encarregado de executar a organizaçao desta cultura, independente do paìs, cultura, meio em que atue.

EMPRESAS COM VISAO GLOBALIZADA VALORIZAM O CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO COMERCIO INTERNACIONAL .


Janete Therezinha Buzzi-Alumna :Programa de Doctorado: Curso Economia e Ciencias Sociales –Departamento de Economia y Ciencias Sociales- Universidad Politécnica de Valencia-España. www.upv.es

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