lunes, 26 de julio de 2010

Bases Competividade Internacional

BASES DA COMPETITIViDADE INTERNACIONAL.

OBJETIVOS:

1-ANALIZAR COMO SE MEDE A COMPETIVIDADE DE UM PAÌS.
2-CONHECER COMO A POLITICA ECONÔMICA AFETA A COMPETIVIDADE INTERNACIONAL.

3-IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS QUE MOTIVAM AS EMPRESAS PELA COMPETIVIDADE INTERNACIONAL.

4-ANALIZAR OS PRINCIPAIS TIPOS DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS.
SUMARIO:
CONCEITO DE COMPETIVIDADE.
FATORES DE COMPETITIVIDDE DE UM PAÌS
AS VARIÁVEIS DA POLITICA ECONOMICA
INFORME DA COMPETITIVIDADE MUNDIAL.
AS VANTAGENS COMPETITIVAS QUE DEPENDEM DAS EMPRESAS: DIFERENCIAÇAO DO PRODUTO, DIFERENÇAS DE CUSTOS

RESUMO.
BIBLIOGRAFIAS
CASOS PRÁTICOS.




JANETE T. BUZZI C.Estudo da Competividade Internacional. Centro de Estudos Esine. Madrid –Agosto de 2007.


AS BASES DA COMPETIVIDADE INTERNACIONAL.

1-INTRODUÇAO:

Em uma economia cada vez mais aberta e integrada a competitividade se converteu em uma prioridade básica tanto para os países desenvolvidos como para os paìses em desenvolvimento.
Sao vários os fatores que incidem sobre a capacidade de uma empresa para competir no âmbito internacional, entretanto três destes fatores sao a base que determina a competitividade internacional.
FATOR PAÌS:
Se entende por competitividade internacional como um conjunto de fatores que existem em determinado paìs que afeta o conjunto de empresas que operam dentro deste paìs. Estes fatores inclui as condiçoes que se dao a nivel de paìs que possa afetar o conjunto de empresas que operam dentro deste paìs tais como: os custos salariais,os custos de capital,o nivel educativo, a capacidade de inovaçao, as infraestruturas, etc.

FATORES RELACIONADOS COM OS SETORES AOS QUAIS A EMPRESA ESTA INSERIDA.
As caracteristicas pròrias de um setor quanto ao seu poder de inovaçao, as barreiras de entrada, o grau de rivalidade,etc.
É de grande importancia o desenvolvimento da integraçao entre as empresas de um mesmo setor localizadas dentro de um âmbito territorial bem definido que permita fortes incrementos de competitividade,como por exemplo: a concentraçao geografica de determinados setores no Japòn com relaçao a eletrônica.


-FATORES INTERNOS DAS EMPRESAS:
Ainda que as condiçoes externas na qual a empresa está inserida seja um contexto de grande importancia para o sucesso da empresa, o que resulta mais importante é o papel, ou decisoes que a empresa estarà capacitada a desenvolver.
Este fator se refere a capacidade das grandes empresas em desenvolver uma estrategia competitiva que possa fazer frente aos concorrentes.
O fenomeno de crescimento da competitividade é muito complexo, só uma combinaçao adequada de vantagens a nivel de pais com estratégias competitivas pode garantir a sobrevivencia da empresa neste momento de economia globalizada.

2-FATORES DE COMPETITIVIDADE DE UM PAIS.
A competitividade de um pais pode ser difinida pela maneira como este paìs utiliza seus recursos humanos, econômicos e naturais.Para compreender o que é a competitividade é necessario considerar duas fontes subjacentes que um pais possui.
O nivel de vida dos cidadoes que é um determinante da produtividade da economia, que depende tanto do valor dos produtos e serviços, como da eficiencia na produçao dos mesmos.
A produtividade permite que um pais suporte salarios altos, uma divisa forte e uma rentabilidade atartica de capital.
Segundo os informes de competitividade mundial realizados anualmente na Suiça, o sucesso dos paises que participam da economia mundial esta determinado por tres fatores básicos que sao:


2.1-RECURSOS PRODUTIVOS:
O pais possui infraestruturas adequadas, capital humano, tecnologia e sistemas de financiamentos que permitam investimentos.

2.2-POLITICA ECONÔMICA DO GOVERNO E ATUAÇAO DA DIREÇAO DAS EMPRESAS.
Tanto o governo, como os empresarios devem identificar, valorizar e potenciar as vantagens relativas disponiveis. Sobre uma base sólida entre o setor empresarial e governamental, se deve tomar decisoes que conttibua na geraçao do valor anhadido na comercializaçao dos produtos, cujos resultados determina o crescimento e propsperidade da economia.

2.3 GRAU DE ABERTURA DA ECONOMIA AO EXTERIOR:
O grau de abertura da economia ao exterior é um fator que reforça os laços de uniao com os fatores anteriores.

2.3.1-FATORES IMPORTANTES NA DETERMINAÇAO DO NIVEL DE COMPETITIVIDADE DE UM PAÌS
POTENCIAL ECONÒMICO NACIONAL:
A competitividade interna das empresas no contexto internacional captando e formando capital humano para obter a lucratividade.

INTERNACIONALIZAÇAO:
A participaçao de um pais nos fluxos comerciais e de investimentos (internacionalizaçao) deve ser cuidadosamente analizada no sentido de buscar a inter relaçao entre a competitividade e os resultados comerciais no exterior.


GOVERNO:
A politica governamental deve oferecer condiçoes que favoreça a competitividade entre as empresas minimizando os riscos económicos, garantindo um marco macroeconomico e social estável mediante a aplicao de poloticas flexiveis frente as mudanças de conjuntura internacional.

SISTEMA DE FINANCIAÇAO:
A qualidade dos serviços financeiros e o funcionamento dos mercados de valores, os riscos e custos que as empresas geradoras de valor agregado para suportar as estartegias da concorrencia.



INFRAESTRUTURA:
Aempresa deve possuir desde recursos estruturais e naturais,serviços,logistica de transportes,interlocutor com conhecimentos profundos do mercado, capacidade de adaptaçao dos produtos,pràticas comerciais

DIREÇAO-DIRETORIA DA EMPRESA
Para a direçao cabe um papel muito importante no sentido de administrar a empresa com estratégias inovadoras, rentaveis e responsaveis.
Na Espanha a divisao administrativa é identificada com Marketing e finanças, enquanto considera a produçao como um problema técnico e como tal, nao significativo desde o ponto de vista estratégico. Ao contrario da Alemanha. Japòn que outorga a tecnologia aos departamentos especializados um papel importante.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
A capacidade de gerar e definir as novas tecnologias com maior eficiencia possivel.

CAPITAL HUMANO:
Tanto a nivel qualitativo como quantitativo, incluíndo a motivaçao e qualificaçao da mao de obra, condiçoes de vida da populaçao tomando em conta que os individuos devem ganhar o suficiente para o lazer e a saúde.

3- VARIAVEIS DA POLITICA ECONOMICA:
O sucesso da politica economica de uma empresa que opera desde uma determinada economia pode estar condicionada pela politica economica praticada no pais.
Portanto quando as margem de manobras das empresas sao escasas frente a concorrencia, obriga as empresas a trabalhar no limite dos seus recursos para melhorar a competitividade.
Neste sentido a competitividade em uma economia aberta só poderá ser substancial mediante medidas politicas e economicas.

3.1-COMO OS GOVERNOS PODEM COLABORAR PARA QUE AS EMPRESAS POSSAM SER MAIS COMPETITIVAS A NIVEL INTERNACIONAL.
ATRAVÉS DE POLITICAS MONETARIAS E FISCAIS:
Para que as empresas possam competir se faz necessario condiçoes de investimento em capital fisico e ativos intangíveis. Estas condiçoes sao imprescindiveis para obter sucesso tanto em estrategias baseadas em custos, como nas estrategias de diferenciaçao do produto.
A politica cambiaria tambem tem grande influencia sobre a competitividade, sobretudo aquelas que operam em mercados onde as tecnologias mais estandarizadas oferecem menor margem para a diferenciaçao dos produtos.
Outro fator importante sao as politicas que regulam os mercados de capital e trabalho. No caso de capital os mais importantes sao os financiamentos a longo prazo, o capital de risco e a disponibilidade de recursos financeiros atraves das pimes.
No caso do trabalho os mecanizmos de entrada e saída do mercado de trabalho, o deslocamento funcional e geografico, os sistemas de negociaçao salarial, as condiçoes de segurança, higiene no trabalho e a formaçao profissional.
Todo este conjunto de mecanismos trabalhistas e sobre tudo a mao de obra especializada, sua produtividade e consequentemente a competitividade da Empresa.
Os países que possuem um sistema de proteçao mais desenvolvido se encontram em desvantagem com relaçao aos paises que tem sistemas mais bem delimitados (pelo maior custo que supoe suportar estes sistemas)somente podem compensar melhorando seus aspectos tecnologicos e organizativos.
Outro fator sao as politicas de defensa da concorrencia. Com este tipo de politica é possivel evitar que se produza distorçoes no funcionamento dos mercados de bens e serviços.
Sao as politicas de investimento publico,na qual esta inserido o contexto de infraestrutura( transporte, comunicaçao) as politicas de promoçao comercial que trata de melhorar a imagem do pais e favorece a internacionalizaçao das empresas como uma via para aumentar as exportaçoes.
Finalmente a politica industrial e tecnologica deve ser substituída por uma politica de competitividade, uma vez que com a globalizaçao dos mercados nao deve interferencia de fundos publicos, senao permitir que o próprio mercado seja o instrumento eficaz na coordenaçao de deciçoes empresariais.
As ajudas financeiras(diretas ou indiretas)para solucionar problemas de competividade real,normalmente nao chegam a seu devido tempo, favorecendo custos de comercializaçao elevados.
A tecnologia associada ao capital humano é a base mais sólida que as empresas podem ter para melhorar sua competitividade.
Uma politica económica eficiente de todos os setores que integram o sistema científico e tecnologico: Universidades, cntros publicos, privados e empresas.
Se faz necessário que a politica inclua todas as fases de mudanças tecnologicas desde a investigaçao, até a divulgaçao das novas tecnologias ao longo do processo produtitvo.

4-A COMPETITIVIDADE MUNDIAL.
No informe da competitividade mundial(2005)realizado pela Word Economic Forum(Suiça)a Espanha perdeu seis posiçoes no contexto de competidor internacional. Da posiçao 29 passou para a posiçao 29 superando a Grecia, França entre outros paìses no rankin de paìses competitvos.
O pais que destaca neste racking de paìs mais competitivo do mundo é a Filandia(1)com a primeira posiçao.Segue com Estados Unidos(2)segunda posiçao, demais paìses Suécia,Dinamarca,Taiwan e Singapura.
As conclusoes significativas deste informe :

4.1. Liderança dos Estados Unidos.
A chave da competitividade norte americana está em utilizar as novas tecnologias para aproveitar as oportunidades de negócios.
Ainda que os Estados Unidos tenha sido superado pela Filandia,se considerando que os Estados Unidos faz parte das grandes naçoes economicamente ricas. Na decáda dos anos noventa Estados Unidos lidera a competitividade com aumento de vantagens.Em muitas categorias ocupa o primeiro lugar, com excesao dos assuntos governamentais que leva esta potencia economica para a posiçao de (15).No que se refere a capital humano Estados Unidos ocupa a posiçao(6)na industria da informática, telecomunicaçoes e biotcnologia é o pais que mais aproveita os beneficios da nova era economica. Por outro lado foi capaz de controlar a inflaçao, manter a concorrencia(competitividade)no mercado interno e conseguir um crescimento sustentável no mercado financiero, atè o ano de 2009 quando a economia mundial se depara com a crise financeira.

4.2-O Avanço dos paises do norte da Europa.
Todos os paises do norte da europa tem conseguido avanzar para melhores posiçoes no rankin da competitividade, detacando a Filandia que ocupa o primeiro lugar a nivel mundial.
Noruega ocupa a (9)posiçao, Dinamarca (4)posiçao,Suecia( 3)posiçao dentro de uma classificaçao para os dez primeiros lugares.O sucesso destes paises se justifica pela adaptaçao que está sofrendo suas economias baseadas tradicionalmente no consenso social, na defesa do bem estar da populaçao,nos novos imperativos de desregulaçao, globalizaçao e competitividade mundial.
O que certamente contribui para reforçar estas economias é a capacidade de inovaçao tecnologica,investimentos em (I+D).

4.3- Alemanha e Japón:
A Alemanha e o Japon dentro da classificaçao mundial de competitividade, foram os paìses que já dominaram nos anos 90 e estavam na frente dos demais paìses no que se refere a competitividade..Posteriormente.com as crises economicas importantes que sofreram estes mercados, foram perdendo seus postos. A Alemanha passa do posto (13)para o posto(15)e o Japon do posto(9)para o posto(12). A crise Alemam dos últimos anos obrigou este paìs a restruturar o setor empresarial. Japòn prossegue sair da crise lentamente se adaptando a uma nova realidade económica e social.
As industria de automóveis e eletronica foramas que conseguiram sair da crise, porém os problemas do setor financeiro ainda nao estao totalmente saneados.


4.4-America Latina:
A capacidade dos países da america latina para competir ainda é considerada muito baixa com relaçao as grandes potencias economicas.
O Brasil ocupa a posiçao (65)com uma economia de ciclos curtos e sucessivas graves crises de estado. Os periodos de otimismo para o Brasil nao chegam a permitir que as empresas deste paìs alcanse seus objetivos de competitividade. É um pais que ainda apresenta muitas incertezas para chegar a um crescimento economico que lhe permita competir com as grandes potencias.
No entanto Chile é o pais que ocupa a melhor posiçao(23) representa uma excessao economica na america latina devido a uma gestao macro economica e reformas economicas importantes, sendo o pais que lidera a competitividade na america latina.
Argentina ocupa (72)lugar no rankin de pais competitivo, apresentando leve recuperaçao da crise economica de 2001, entretanto tem um longo caminho a percorrer.
O Mexico ocupa a posiçao(55)perdeu posiçoes porque prescisa aprofundizar mais suas reformas, ainda que esteja fazendo grandes modificaçoes em suas estruturas produtivas para obter mais receitas com a manufatura do petroleo.
A Colombia ocupa a posiçao(57)e tem melhorado um pouco,no entanto a Venezuela que ocupa a posiçao(89) segue com problemas de ordem politica que dificulta a competitividade, ainda que esteja se beneficiando da subida do preço do petroleo,grande fonte de sua riqueza.
Resumindo,Chile representa o pais da america latina mais competitivo .

5.VANTAGENS COMPETITIVAS QUE DEPENDEM DAS EMPRESAS.
A vantagem competitiva é uma caracteristica que permite para as empresas criar estratégias de competitividade direta com seus concorrentes e desta forma obter rendimentos superiores a média do setor.
As empresas podem buscar esse rendimento superior de duas formas diferentes que sao:
a)Vantagem de custo
b)Vantagem na diferenciaçao do produto e serviços.
Nos mercados de concorrencia perfeita, isto é, onde os clientes compram exclusivamente baseando-se nos preços, qualquer fornecedor em potencial pode entrar ou sair sem que exista barreiras. A informaçao é perfeita ja que os clientes e fornecedores conhecem os preços e caracteristicas de todos os produtos ofertados. No entanto é obsulutamente impossivel obter a medio ou longo prazo grandes beneficios reais.
Quando as empresas conseguem chegar a estes beneficios aparece a concorrencia unida a sensibilidade dos preços e os clientes fazem estas margens de lucratividade diminuir até que os beneficios empresariais. desapareçam.
Na realidade existe numerosos imperfeiçoes que fazem os supostos mercados concorrentes nao conseguir atingir os objetivos de mercado perfeito, prescisamente porque os mercados nao sao perfeitos.
As bases da capacidade de um setor em gerar beneficios, está justamente nas imperfeiçoes deste setor. Com isto queremos dizer que aquelas caracteristicas estruturais que diferenciam da concorrencia nao é perfeita. As empresas devem definir uma estratégia de imperfeiçao se quiserem chegar aos beneficios e serem competitivas.
Quando a empresa define uma estratégia competitiva deve analizar a forma que vai competir em cada uma das fases da negociaçao desde a prospeçao do seu produto no mercado pretendido, produçao, linhas,comercializaçao e pòs-venda.
A Empresa deve difinir estas linhas com o objetivo estratégico de aproveitar as imperfeiçoes do mercado para deixar seus concorrentes fora de açao.
Para desenvolver uma estratégia competitiva as empresas devem somar uma serie de caracteristicas que fazem a diferença no mercado onde pretendem atuar:
Estratégias comparativas: Nao é suficiente ser bom fornecedor, senao que é necessário ser o melhor.
Os clientes prescisam tomar conciencia da diferença e aceitá-las.
As vantagens competitivas sao muito dinámicas, o que exige continuamente estar revisando o posicionamento do proscesso no mercado para reforçar posiçao.
As vantagens competitivas devem ser estrategicamente difíceis de ser aplicadas pela concorrencia.

5.1-BASICAMENTE EXISTE DOIS TIPOS DE VANTAGENS COMPETITIVAS.
A) DIFERENCIAÇAO DO PRODUTO.
B) LIDERANÇA NOS CUSTOS( PREÇOS)

A diferenciaçao do produto e´uma estratégia de Marketin baseada em criar uma percepçao do produto por parte do consumidor. Quer dizer, fornecer ao consumidor um produto que a concorrencia nao oferece, cabe considerar que o proscesso tem inicio com a oferta,desenvolvimento da negociaçao,seguimento das operaçoes até a chegada do produto ao mercado final(consumidor)Se trata de uma estratégia que exige permanente constancia e quando a empresa dispoe das ferramentas adequadas no próprio mercado receptor,´ja possui um deferencial com relaçao aos seus concorrentes porque os custos desta ferramenta e os conhecimentos necessarios para realizar o trabalho tem um alto valor agredado na comercializaçao. Nao é fácil encontrar profissionais que esteja dispostos a fazer deslocamentos geograficos mesmo com altos salarios.

-TRES RAZOES BASICAS PARA DIFERENCIAR O PRODUTO:
-Estimular a preferencia pelo produto na mente do cliente.
-Distinguir o produto dos similares que estao sendo comercializados pelos concorrentes.
-Servir e cobrir quanto melhor possivel o mercado se adaptando as necessidades das diferenças de segmentos.

A grande diferença consiste em que o produto seja oferecido ao cliente pela empresa em algum sentido único,por este motivo se justifica pagar um sobre preço para adquirir o produto.
Estas caracteristicas as empresas podem obter de muitas formas e maneiras, desde a prospeçao, produçao, comercializaçao e seguimento pos venda.
O produto deve conter atributos de qualidade prestigio, imagem , marca, embalagem etc.
Portanto na hora de diferenciar o produto as empresas podem optar por muitas alternativas.
Em muitas ocasioes a diferenciaçao associada com imagem e marca o cliente reage da seguinte maneira:
Ex: Um consumidor na hora de escolher uma bebida,entre escolher uma coca cola e uma marca desconhecida com o mesmo valor, vai escolher uma coca-cola evidentemente porque já domina o conhecimento do produto.
Este é apenas um exemplo simples, mas no qual as empresas podem se basear na hora de avaliar que ferramentas dispoe para aplicar uma estratégia de vantagem comparativa por imagem e marca.
A fiferenciaçao atua como uma verdadeira barreira de entrada ante novos produtos.
Em mercados nos quais a concorrencia conseguiu uma forte imagem é muito dificil entrar, como é o caso dos produtos alimentícios, cuja qualidade o comprador nao pode comprovar antes da compra.
Outro caso seria as empresas de Consultoria e auditoria.Ainda que a tecnologia de uma empresa de consultoria nao seja muito complexa e o investimento nao é muito alto, é muito dificil iniciar esta atividade porque é necessario ganhar a confiança do entorno meio social onde a empresa está enserida para conseguir fazer um cliente em potencial.
Algumas outros exemplos de diferenciaçao do produto pode ser estabelecida mediante uma proteçao por lei em forma de patente. Ex: Quando a xerox inventou o sistema de fotocopias em papel normal e obteve uma patente, impediu que outros fabricantes colocassem no mercado outro produto similar até que durou a validade desta patente, teve assegurado o monopolio do mercado.
A rentabilidade da xerox nos anos que durou a patente foi enorme. Uma vez a patente se esgotou vieram os concorrentes que entraram no setor baixando os preços das fotocopiadoras.
Outro exemplo de diferenciaçao do produto em base da patente é o caso dos medicamentos, que explica em grande parte a rentabilidade da industria farmaceutica,que tem como estrategia se apoiar em uma barreira de entrada como diferenciaçao do produto.
Outra fonte que marca a diferenciaçao do produto é o volume entendido dentro de um contexto amplo.
Ex: Uma rede de caixas automáticas(bancos)quanto mais pontos de serviço oferece,mais útil se torna ao cliente.
Do mesmo modo o aluguel de carros,por exemplo: As empresas AVIS e HERTZ fazem a diferença no mercado internacional porque oferecem este serviço em qualquer parte do mundo.
O Volume também é uma estartégia de diferenciaçao do produto sempre e quando oferece garantias e solidez, como é o caso das instituiçoes financeiras.
Em geral quando um produto é suceptivel da diferenciaçao, a proteçao contra a concorrencia é maior, dificil da concorrencia conseguir ganhar o cliente.
A possibilidade que oferece a diferenciaçao é a grande medida natural o estrutural, ou seja de intrixica naturesa do produto. Em qualquer dos casos a empresa pode aumentar a diferenciaçao em todas as fases de atividades, usando diferentes politicas, estratégias de comercializaçao.

VANTAGEM DE USAR A ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇAO:
Esta estratégia permite que a empresa adquira um certo grau de monopolio, já que o produto é novo o simplimente o consumidor o percebe como difrente. Isto permite para a empresa fixar um preço mais alto porque nao vai ter concorrencia.
A diferenciaçao do produto diminui o poder do comprador quando se trata de um produto novo o um produto que o consumidor percebe como diferente.O cliente nao terá outros produtos de referencia para comparar o preço.

INCONVINIENTES DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇAO:
Pode ocorrer que a diferenciaçao incremente a diferença de custos entre o produto standart e o produto diferenciado
Que a caracteristica diferenciadora seja imitada e melhorada pelas empresas concorrentes.
Que os avances tecnologicos faça melhorar as prestaçoes do produto standart, com o qual o consumidor nao poderia pagar pelo produto diferenciado,encontrando no produto standar muitas semelhanças.


5.2-LIDERENÇA NOS CUSTOS(DIFERENÇA NO PREÇO)
A segunda vantagem competitiva que se pode obter é atraves das diferenças de preço que pode haver entre os concorrentes.
Para estabelecer uma vantagem competitiva através da liderança de preços a empresas deve ser capaz de obter um custo global inferior aos seus concorrentes. Para que isto possa ser possivel a empresa deve ir melhorando gradativamente todas as fases da negociaçao,incluíndo os serviços. As pequenas melhorias cumulativas, devem ser obtidas através da informaçao, atendimento, adaptaçao do produto no mercado, qualidade do produto, garantias
Em qualquer caso é necessario uma analise detalhada do comportamento dos preços em cada atividade da cadeia de valor para tratar de reduzir cada uma delas.
Um dos fatores determinantes dos custos preços é geralmente o volume.Na maior parte dos processos de fabricaçao o preçounitário diminui frente a produçao em escala( volume)o que permite chegar ao minimo de custo eficiente para o setor.
Porém existe outros fatores que determina o preço, como é o caso da aprendizagem.Quanto mais experiencia se vai adquirindo, menos é o custo de aprendizagem.
O fator aprendizagem é um elemento muito importante do preço de algumas atividades e proporciona uam posiçao competitiva difícil de ser superada pela concorrencia para os que conseguem a liderança do setor.
Para os setores com uma alta proporçao de custos fixos (compra de materia prima), representa uma parte pequena no custo de produçao a aprendizagem A taxa de utilizaçao da aprendizagem é que constitui un determinante fundamental do custo, já que o custo total vai ser sempre o mesmo( fixo).O custo unitario é que depende do volume.
Exemplo: O setor da hoteleria o de transporte coletivo. Uma companhia aéra pode estar bem dimensionada desde o ponto de vista das economias de escala(suficiente numero de avioes para poder servir uma rede de destinos)porém se só consegue vender um 60% dos assentos disponiveis, nao obterá beneficios, uma vez que os custos fixos sao excesivamente altos com relaçao aos ingresos.
Outro aspecto importante na determinaçao das estratégias de custo sao as conexoes existentes entre as fases de atividade e as diferentes linhas de negócios da empresa.
Em primeiro lugar existe as vantagens que se deriva da coordenaçao entre as distintas atividades.
Por exemplo: Uma fabricaçao de grande qualidade reduz os custos do serviço de pòs-venda. Ademais que constitui economias de custo dividido.
Ex. Os negócios da Nestle sao de diferente natureza porém todos se beneficiam das grandes invençoes em marketing e publicidade, pois o esforço da criaçao da marca é conjunto.

5.2.1 VANTAGENS DA ESTRATÉGIA DE LIDERANÇA NOS CUSTOS

Trabalhar com custos reduzidos permite para a empresa obter margens de lucro superiores. Também lhe permite superar e aguentar guerras de preços, empreender politicas de preços agressivas etc. Se uma empresa tem exito com esta estratégia é a que tem menores custos, pode baixar os preços e também eliminar a concorrencia.

5.2.2-INCONVINIENTES DA ESTRATÉGIA DE LIDERENÇA NOS CUSTOS
A empresa que segue esta estratégia é porque tem apostado por uma produçao especializada de determinados produtos, o que lhe confere falta de flexibilidade, nao permitindo se adaptar rapidamente as mudanças por parte da demanda e da tecnologia.
As empresa que centra sua estratégia na reduçao de custos operacionais, materia prima, produçao e comercializaçao nao se preocupa com outras atividades como a investigaçao e o desenvolvimento de (I+D)ou com prospectar outros clientes, o que seguramente lhe custará em dobro quando perde para a concorrencia.
Este tipo de empresa pensa que o mercado já esta estabilizado e nao realiza estudos sobre como funciona o sistema de comercializaçao do mercado onde seus produtos estao participando da concorrencia com outros fornecedores do seu proprio entorno produtivo. Deste modo acaba perdendo a competitividade e o cliente acaba encontrando concorrentes que esto mais bem informados. Esse tipo de empresa está exposta a perder o espaço já conquistado para outra empresa que busca o conhecimento para melhor se adaptar. Portanto as empresas que optam por estrategias de reduçao de custos devem contar com a possibilidade de que o mercado,nem o cliente sao estáveis,pode tanto o cliente ser mais bem atendido por outra empresa,ou haver uma mudança no mercado ou alteraçoes que se a empresa nao estiver preparada, vai deixar de participar da fatia já conquistada. A globalizaçao é uma realidade que pode trazer grandes beneficios sempre que as empresas considerem que conhecimento é investimento.
RESUMO:
A consolidaçao da globalizaçao da economia mundial, impulsiona a competividade a dimensoes imprevisiveis, tanto para as empresas como para a politica económica dos paises.
O fenomeno é tao complexo que somente uma adequada combinaçao de estratégias de vantagens a nivel de paìs e estratégias competitivas com diferenciais previamente investigadas, pode garantir a sobrevivencia das empresas diante da elevada rivalidade global.
O informe de competividade mundial relizado anualmente na Suiça (Word Economic Forum) 2005 estabelece que o sucesso dos paises na economia mundial está determinado por tres fatores básicos:
-A Dotaçao de recursos produtivos.
-A politica economica do governo e a atuaçao da diretoria das empresas.
-O grau de abertura da economia para o comercio exterior.
Basicamente como estratégia duas sao as mais importantes:
a) As vantagens competitivas em custos.
b)As vantagens competitivas pela diferenciaçao do produto.
As vantagens competitivas através da liderança dos custos, exige que a empresa desenvolva capacidade de obter melhores custos a nivel global para poder fazer frente a concorrencia.

As vantagens competitivas pela diferenciaçao do produto, consiste em oferecer um produto, serviço que seja único para o cliente em seu mercado. Caracteristica que só pode ser alcazada através de cada fase da negociaçao, desde o inicio da insersao do produto no mercado para os que tem por objetivo comercializar.
Importante lembrar que no mundo globalizado nao basta ser bom, é necessario se esforçar para ser o melhor.

Bibliografias:
Jaime Requeijo,Estructura Economica Mundial,MC Graw,1998.
Jordi Canals, La nueva economia Global, Deusto,2000.
M.Paz Bañez,Economia Mundial, Piramide,1998.
Ramon Tamanes,Estructura Economica Internacional,Alianza Universidad 2002.
Word Economic Forum,Informe de Competitividad Global,2005.

No hay comentarios:

Publicar un comentario