sábado, 4 de septiembre de 2010

DEA-DIPLOMA DE ESTUDOS AVANÇADOS.

O DEA Diploma de Estudos Superiores è a segunda fase do antigo programa de doutorado,posterior a fase de especializaçao que sao 21 crèditos.
Com do DEA se obten mais 12 crèditos, totalizando pelo antigo sistema o que atualmente equivale ao mestrado. Nesta segunda fase o aluno de pos graduaçao jà realizou parte da investigaçao que vai lhe dar a fundamentaçao para a tèsis de doutorado. Dizem alguns que è apenas uma formalidade que define a linha de investigaçao futura.Assim sendo,as conquistas anteriores que foram bastante exastivas considerando o acesso a vaga, o processo legal para realizar os estudos,os vistos consulares,a legalizaçao via ministèrios e embaixadas que parecia difìcil jà representa algumas etapas superadas.
Todo este conjunto de açoes que antecede ao DEA sao inicitaivas que o candidato realiza com motivaçao própria. È um processo difìcil considerando a quantidade de gestoes necessàrias para matricular no curso escolhido.
Um processo no qual a distancia,o idioma,as diferenças culturais,os investimentos,esforços dependem unicamente do candidato.
A Universidade designa um tutor, no entanto se o candidato nao supera as primeiras etapas sozinho, nao consegue ir adiante.
A definiçao da investigaçao se baseia no acumulo de informaçao adquirida objeto do trabalho ou estudos desenvolvidos. Inciamos este processo no ano 2003 tramitando a vaga na Universidade Politècnica de Valencia. Apòs os exames de suficiencia do idioma español 2003,tivemos que retornar ao Brasil para solicitar os visto da embaixada da España,carimbos consulares nas traduçoes do històrico e diploma escolar,carimbos do Ministério de Educaçao e Cultura,Itamaraty e consulado español.
Quando obtivemos todas as legalizaçoes 2005 retornamos a España. Aqui chegando foi necessário dar entrada na imigraçao para obter a carteira de identidade como extrangeiro, abrir conta no banco,instalar-se para entao dar curso as matriculas.
Os custos sao altos,passagens aèras,traduçoes juramentadas,carimbos consulares,viagens no Brasil,instalaçao na España,matricula e manutençao.
Foi preciso um grande esforço,muita constancia, disciplina e investimento atè chegar nesta fase intermediària de obtençao de um titulo de diploma de estudos avançados.
O Objeto da investigaçao: Internacionalizaçao do azeite de oliva no Brasil.
2006 concluìmos os 21 crèditos, custo de matricula 1.000 euros. 2007 internacionalizamos a marca Olidor,primeiras exportaçoes. 2008 tivemos problemas com a distribuidor brasileiro, tivemos de fazer distrato do contrato de exclusividade, nova propspecçao e captaçao de outro distribuidor. 2009 iniciou novo desenvolvimento comercial e apenas uma exportaçao. 2010 obtivemos algumas conclusoes que contribuiram para a definiçao do projeto de internacionalizaçao.
Setembro de 2010 inicio do ano escolar na España,ùltimo prazo para apresentaçao do projeto e obtençao do titulo DEA dezembro 2010.

No hay comentarios:

Publicar un comentario